HPV

( Papilomavirus Humano ) 

Text

      2°D

          Yohana n° 46

                   Nathalia n°35        

     Luiza n°29

O  que   é  HPV ?

o HPV é o agente de uma doença sexualmente transmissível (DST), Condiloma Acuminado vulgarmente conhecida como ``Crista de galo ´´ que se exterioriza pelo aparecimento das verrugas nos genitais masculinos e femininos.

Papilomavirus humano é o nome de um grupo de vírus que inclui mais de 100 tipos diferentes  

HPV

- As infecções clínicas mais comuns ocorrem nas regiões genitais como: vulva, ânus e pênis.

Como o HPV é transmitido

- A transmissão ocorre principalmente pelo contato sexual. Tendo penetrado no organismo do homem ou da mulher, o vírus pode: permanecer silencioso por semanas ou décadas sem causar qualquer tipo de sintoma que alerte sobre sua presença; ser eliminado pelo sistema imunológico de defesa (anticorpos) ou provocar tumores benignos ou malignos.

Quais são os sintomas

- A maioria das pessoas que tem HPV não sabem que estão infectadas. O vírus se aloja na pele e nas mucosas e normalmente não apresentam sintomas. Outras pessoas apresentam verrugas na genitália.

como se realiza o diagnóstico

- O Exame de Papanicolau (preventivo anual) e a Colposcopia (observação da Vulva, mucosa da vagina e colo do útero) são fundamentais para a detecção precoce do HPV. Postos de Coleta de exames preventivos ginecológicos do Sistema Único de Saúde (SUS) estão disponíveis em todos os estados da Federação e os exames são gratuitos. Procure a Secretaria de Saúde de seu município para obter informações sobre o Posto de Coleta mais próximo de sua residência.

como o HPV é tratado?

■O tratamento varia no tamanho das verrugas, número e se a paciente está grávida ou não. A aplicação local de substâncias câusticas, a cauterização, a cirurgia, a cirurgia de alta freqüência e o raio laser compõem os tratamentos terapéuticos mais comuns

atualmente nos consultórios.

■ A ocorrência de HPV durante a concepção não implica obrigatoriamente numa má formação do feto nem impede o parto vaginal (parto normal). A via de parto (normal ou cesariana) deverá

ser determinada pelo médico após a análise individual de cada

caso.

■Pessoas com imunidade baixa, soropositivas para o HIV, transplantadas ou em quimioterapia, podem adquirir e permanece com o vírus. As verrugas deverão ser tratadas à medida que forem aparecendo.

como evitar o HPV?

A melhor forma de prevenir é usar preservativos nas relações sexuais e se vacinar – o imunizante é distribuído gratuitamente pelo SUS. Vale ressaltar, porém, que o preservativo não impede totalmente a infecção pelo HPV, já que as lesões podem estar presentes em áreas não protegidas pela camisinha.

As dicas seguintes podem ajudar a evitar infecções:

 

- Saiba que a camisinha reduz o risco, mas não elimina a possibilidade de infecção ou de transmissão do vírus.

- Se você tiver uma vida sexual ativa faça exames médicos periodicamente

Made with Slides.com